Severiano Porto
O trabalho realizado desde 2016 em prol da documentação e difusão da Arquitetura Moderna na Amazônia motivou uma aproximação com a família do arquiteto Severiano Porto devido as atividades realizadas neste período, e pelo fato da relação profissional do arquiteto com a Universidade Federal do Amazonas, autor do projeto do setor norte do campus, professor na Faculdade de Tecnologia por 26 anos e Professor Emérito. Em outubro de 2020 a família consulta o NAMA sobre a possibilidade de levar o Fundo Severiano Porto para Manaus e transformá-lo em um Acervo. O NAMA realizou uma Missão Científica (Processo SEI/UFAM 23105.028200/2021-97) em março de 2021 para a cidade de Niterói/RJ com o objetivo realizar uma curadoria e transportar o Fundo Arquiteto Severiano Porto para Manaus. A família do arquiteto concedeu a guarda dos documentos privados e particulares ao NAMA com o compromisso da sua organização, difusão e disponibilização aos pesquisadores e interessados.
Em busca de uma fundamentação técnica, o NAMA realizou uma parceria com o Laboratório Archivum da UFAM para auxiliar o processo técnico de catalogação, organização e digitalização dos documentos. Outra importante parceria técnica realizada foi com o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Em 2003 o Arquiteto Severiano Porto disponibilizou a guarda da documentação de seu escritório para a faculdade onde estudou e desde então o NPD/FAU-UFRJ realiza um importante trabalho frente a este Acervo além de outros importantes arquitetos brasileiros. A proposta do Acervo Severiano Porto do NAMA parte da estruturação realizada pelo NPD/FAU-UFRJ como forma de auxiliar o trabalho do pesquisador e futuramente facilitar o processo de integração digital entre os dois acervos. Em 2023 o NAMA foi convidado para a integrar a Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo pelo importante trabalho realizado com o Acervo Severiano Porto.
O Acervo está em processo de organização com o devido registro de cartas, memoriais, fotografias, premiações recebidas, revistas, livros, desenhos arquitetônicos e diversos elementos pessoais do arquiteto que possibilitam um campo ampliado de pesquisas sobre a arquitetura e a história da Amazônia.
Coordenação do Acervo: Professor Marcos Paulo Cereto
Assessoria Técnica: Professor Leandro Aguiar
Participação técnica na organização do Acervo: Cláudio Muniz Viana (UFRJ)
As solicitações de consulta e agendamento devem ser realizadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Regras para consulta ao Acervo Severiano Porto:
Deve ser preenchido um Termo de responsabilidade para utilização dos documentos do Acervo Severiano Porto;
Não são permitidas a retirada de documentos do NAMA;
Não são permitidos a realização de qualquer anotação nos documentos;
As anotações do pesquisador devem ser realizadas em lápis;
Para manusear os documentos é necessário a luva cirúrgica. O NAMA não disponibilizará este material aos pesquisadores;
Deve-se mencionar "Acervo Severiano Porto / NAMA " nas Referências dos trabalhos produzidos.
Redes Sociais